
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa com abordagens qualitativa e quantitativa, realizado com 28 alunos do oitavo ano do ensino fundamental, em uma escola particular da cidade de Maringá-PR, nos anos de 2008 e 2009. Nosso objetivo foi investigar algumas potencialidades dos jogos digitais para a aprendizagem da fatoração neste nível de ensino. Com base na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, analisamos os dados coletados, fazendo uma comparação entre duas situações: como o aluno aprende o conceito de fatoração pela metodologia tradicional e como este aprendizado ocorre pela metodologia dos jogos digitais. Pautamos na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud para identificação de teoremas em ação e possíveis esquemas utilizados, no desenvolvimento deste conceito, e apresentados pelos estudantes nas duas metodologias: aula expositiva (tradicional) e com jogos digitais. Antes e depois da aplicação da seqüência didática aplicamos testes para verificar o aparecimento e a repetição de teoremas em ação que fossem estáveis, permitindo assim a análise dos efeitos da utilização destas metodologias e da sedimentação desses teoremas e conceitos em ação. Para Vergnaud (1990) um dos caminhos para se entender como se dá a aprendizagem de algum conceito é o estudo dos teoremas em ação utilizados em diferentes situações problema. Os resultados preliminares encontrados mostraram que os alunos que participaram da seqüência didática utilizando os jogos digitais tiveram rendimento igual ou superior nos testes realizados, quando comparados com aqueles que participaram do estudo utilizando a metodologia tradicional de ensino. Este estudo sinaliza para pesquisas futuras que possam esclarecer a relação entre a aprendizagem de álgebra e a utilização de jogos digitais, já que de acordo com os resultados preliminares encontrados em nossa investigação, muitas das dificuldades dos alunos na aprendizagem da fatoração podem ser superadas pelo uso de jogos digitais integrados às situações de sala de aula.
Palavras chave: Teoria dos Campos Conceituais, linguagem algébrica, ensino de álgebra, jogos digitais.
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